Perfil do Candidato
Por se tratar de um curso individual, prático e especializado, o INDETEC consegue atingir uma variedade de tipos de perfis de candidatos, que podem ser desde um adolescente cursando o ensino fundamental até um profissional de nível superior.
 
Considerando a variedade de perfis de candidatos aptos a ingressarem no INDETEC, podemos listar profissionais de áreas diversas que se enquadram em nossa proposta pedagógica: técnico em mecânica, engenheiro mecânico, engenheiro civil, técnico em edificação, técnico em automação industrial, profissionais que trabalham no setor industrial, entre outros. Dentro desses perfis surgem os especialistas como: fresador, torneiro mecânico convencional, torneiro mecânico CNC, soldador, madrilhador, vendedor técnico, técnico de campo, supervisor de produção, mecânico montador, programador CNC, entre outros que podem se adequar a nossa metodologia de ensino. 
 
Hoje ampliamos o atendimento a um tipo muito específico e especial de público, os jovens. Este público almeja o desenvolvimento de competências profissionais significativas, ampliar as possibilidades curriculares e, dessa forma, favorecer a entrada no mercado de trabalho. Ao ingressar precocemente no INDETEC, o jovem tem a oportunidade de aprender uma profissão que atenderá às necessidades das variadas áreas de desenho técnico. Além disso, a proposta do INDETEC faz com que o estudante crie disciplina e responsabilidade.
 
A vantagem é que nossas turmas são formadas por vários tipos de profissionais e estudantes, ou seja, as turmas são mistas. Assim, o espaço de aula também permite a troca de experiências entre esses alunos de níveis tão variados. Neste contexto, o fluxo de informação contínua entre os alunos e professores favorece a formação de identidade dos alunos em alguma modalidade de curso e/ou campo de atuação.   
 
Neste panorama, espera-se dos alunos maior capacidade de raciocínio, autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa, bem como capacidade de visualização e resolução de problemas.